Notícias - Fique por Dentro

DA Joliot-Curie, DCE-FOC e Atlética-FOC convidam os estudantes para participar do Trote Solidário 2013

 

 

O “Trote Solidário” foi planejado com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de uma consciência de integração e colaboração entre calouros e veteranos, além de incentivar conceitos como cidadania, cultura e solidariedade. Também se busca diminuir atitudes agressivas e humilhantes contra os ingressantes que por vezes resultaram em acontecimentos tristes para a história daqueles que merecem comemorar o acesso a uma nova fase de suas vidas.

A liberação dos estudantes para participação no “Trote Solidário” se dará sob responsabilidade de cada Diretoria de Unidade de acordo com as atividades planejadas pelas mesmas. A indicação da Diretoria-Geral foi de que, na medida do possível essas programações fossem adaptadas para que os estudantes participem das atividades do “Trote”.



Outras notícias

Conheça os finalistas do Prêmio Trote da Cidadania 2014
Em 2014, os projetos foram divididos em duas categorias Livre: para ações com foco diversas temáticas socioambientais e Livro: para ações de promoção de leitura. Parabéns à todos os participantes e em especial, aos finalistas.

Pra refletir: Trote não combina com opressão
Em meio a mais um início de semestre acadêmico nas universidades do país alguns acontecimentos nos chocaram. Não falo somente dos acontecimentos que envolveram a Polícia e as manifestações nas ruas. Estou falando do bom e divertido trote que vem sendo deturpado por alguns grupos estudantis.

Universidade do Estado do Pará inicia ano letivo nesta segunda
Estudantes aprovados no vestibular participam da Semana do Calouro.

Gincana solidária é desenvolvida entre acadêmicos de Montes Claros
Cada curso já desempenha atividades práticas durante a gincana. Além disso, despertam o espírito de solidariedade.

Anhanguera promove Trote Solidário para recepcionar calouros
A volta às aulas para os novos alunos nas Faculdades Anhanguera de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté (unidades 1 e 2), e Pindamonhangaba, acontece nesta segunda-feira (dia 17). Para acolher os estudantes que iniciam a vida acadêmica em 2014, a instituição promove mais uma edição do Trote Solidário.

Anhembi Morumbi promove Trote Solidário para recepcionar calouros
Entre as principais atividades estão doação de alimentos, recolhimento de lixo eletrônico, campanhas de conscientização, atividades esportivas e doação de sangue

Semana de recepção incentiva trote solidário -UEL
O ano letivo de 2014 da Universidade Estadual de Londrina começa dia 3 de fevereiro com recepção aos 3.090 novos estudantes dos cursos de graduação.

Módulo promove Trote Solidário 2014
Caraguatatuba-SP, janeiro de 2014 – O Centro Universitário Módulo prepara-se para a nova edição do Trote Solidário, com a campanha “A vida é melhor quando é compartilhada”.

Trote solidário da UFPA arrecada papel para reciclagem
Todo o material arrecadado será entregue às cooperativas de catadores. No ano passado, o trote arrecadou mais de uma tonelada de papel.

Trote Solidário 2014 - #INTEGRACALOURO
Participe da Gincana Solidária e do evento cultural #INTEGRACALOURO.

Oficina de premiação Trote da Cidadania 2013
Universitários são convidados a um desafio: propor, em 48 horas, ações que promovam a literatura infantil no Brasil

FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL ANUNCIA FINALISTAS DO “TROTE DA CIDADANIA 2013”
Universidades de Belém, São Paulo e Franca se destacaram com projetos envolvendo cidadania, comunidade e sustentabilidade

Lançamento do Livro Melhores Práticas de trotes solidários 2012


Calouros da Unisanta realizarão limpeza marinha no Trote Solidário & Ecológico
O Trote Solidário & Ecológico mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em mais uma Ação Voluntária promovida pelo Instituto EcoFaxina, associação civil sem fins lucrativos formada por alunos e ex-alunos do curso de Biologia Marinha da instituição, que luta contra a poluição dos oceanos.

Alunos de arquitetura da Universidade Estadual de Maringá realizam trote solidário
Como já é de tradição, foi montada uma “comissão trote solidário” entre os alunos do segundo ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá com objetivo de planejar e executar o trote solidário, a organização em conjunto com a sala do segundo ano, deu o nome do projeto de “Projetando o Futuro”.

Universitários promovem trote solidário
No próximo sábado, dia 9 de março, estudante das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), no horário das 8 da manhã ao meio-dia, realizarão nos bairros da cidade o “Trote Solidário”, com arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos e produtos de higiene pessoal. De acordo com a organização do trote, as arrecadações serão doadas à “Associação Amigo Germano”, “Associação Pão Nosso”, entre outras.

INTA promove Trote Solidário
Na última terça-feira, 19, a comunidade acadêmica das Faculdades INTA esteve mobilizada no Auditório das Faculdades INTA, nos períodos manhã, tarde e noite, durante o Trote Solidário. Assim como em edições anteriores, o HEMOCE de Sobral disponibilizou uma unidade de captação de doações de sangue. Durante a ação, a equipe, com suporte da Coordenação do Curso de Enfermagem, realizou atendimento aos doadores, tirando dúvidas e realizando coleta.

Trote solidário do Câmpus Londrina da PUCPR conta com doação de sangue
Doação de sangue de medula óssea, arrecadação de alimentos e conferências fazem parte das atividades do Trote Solidário no Câmpus Londrina

Prefeitura de Lorena e alunos da USP fazem revitalização do Parque Municipal
Na manhã de sexta - feira (01), aconteceu no Bosque da Paz, mais uma ação do Trote Solidário dos Calouros da USP de Lorena

FINAN promove trote solidário com doação de medula óssea
Na volta às aulas 2013, a Finan promoveu trote solidário com doação de medula óssea. "Queremos despertar no aluno a solidariedade ao ser humano", destaca Henrique Barros, diretor-geral da instituição.

Calouros fazem limpeza em asilo de São Carlos em trote solidário
Cerca de 500 estudantes realizaram trabalho voluntário em seis instituições. Ação visa integrar alunos e aproximá-los dos problemas sociais da cidade.

Recepção Acadêmica: Estudantes são recebidos com atividades culturais
Em todas as Unidades, atividades são realizadas para dar as boas-vindas aos veteranos e calouros

Trote solidário arrecada 50 kg de ração para cães em SC
Um trote solidário organizado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (Furb) arrecadou 50 kg de ração para cães e gatos. A doação fez a alegria da aposentada Maria Montagna, 75 anos, que cuida de 15 cães e recebeu neste sábado a doação.

FEF recepciona alunos e promove trote solidário
Várias ações estão sendo realizadas durante o mês com os universitários

Abertura do Trote Cidadão 2013 da Fafijan
Atividade faz parte da décima edição do Civa (Ciclo de Iniciação à Vida Acadêmica)

Católica do Tocantins realiza trote solidário
No decorrer dos últimos dias, três instituições, Casa de Maria, Centro Juvenil Salesiano, e Abrigo João XXIII em Porto Nacional, foram beneficiadas, com a entrega dos donativos arrecadados pelos calouros da Faculdade Católica do Tocantins durante o Trote Responsável.

DA de Fisioterapia reúne calouros e veteranos do Unicerp
O Diretório Acadêmico Fisioação do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio organiza nesta quarta-feira, 27, uma confraternização de boas vindas dos novos alunos do curso de Fisioterapia do Unicerp.

Calouros da UEPA participam de trote solidário
A Fundação Hemopa deu início às ações estratégicas do “Trote pela vida”, ao receber calouros do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na manhã desta sexta-feira (22), com aula inaugural no auditório do hemocentro. Durante a visita, os calouros assistiram aula inaugural sobre “Anatomia”, ministrada pelo professor, Robson Domingues, no auditório da Fundação. Em seguida, ele foram recepcionados pela presidente do Hemopa, dra. Luciana Maradei, que deu as boas vidas e falou sobre a importância dessa nova etapa na vida dos calouros.

Alunos de Administração promovem trote solidário
Os estudantes do 3° período de Administração da Faculdade Três Pontas organizaram um trote solidário com os calouros do curso. Os veteranos deixaram de lado as tradicionais brincadeiras, como pintar o rosto ou pedir dinheiro na rua, e se comprometeram a beneficiar uma instituição de caridade da cidade.

Faculdade UNICA promove trote solidário
Com muitos abraços, alegria e festa. Assim foi a recepção no dia 22 de fevereiro proporcionada aos calouros da Faculdade UNICA de Cafelândia na ASMUCA. Uma maneira gentil, calorosa e segura que a Faculdade encontrou nos últimos anos para realizar um trote seguro e educativo aos alunos. A atitude é avaliada por membros da instituição como um gesto de acolhida, respeito e integração entre todos.

Trote do bem- Semana do Calouro na Direito São Bernardo
Recepção aos novos alunos conta com painel sobre carreiras com renomados profissionais da área jurídica

Estudantes da UnP fazem trote solidário
Objetivando recepcionar os novos alunos do semestre 2013.1 com uma atividade que contribua socialmente, o Diretório Central dos Estudantes – DCE da Universidade Potiguar, promoveu, durante a primeira semana de aula, o I Trote Solidário. A iniciativa arrecadou 6 toneladas de alimentos não-perecíveis, nos Campi Natal e Mossoró, que serão doados a diversas instituições e comunidades carentes.

Estudantes esbanjam um novo conceito sobre trote
Vai começar a quarta edição do Trote Solidário, iniciativa da Faculdade de Medicina de Campos que promove uma recepção aos calouros de Medicina e Farmácia diferente da tradicional, marcada por ações vexatórias. A produção do evento é do setor de cultura da faculdade.

De cara limpa, calouros da PUC e Unicamp passam por trote camarada
Ações de cidadania e solidárias fazem parte da programação em Campinas. Veteranos organizam a recepção dos novatos com visitas a instituições.

Trote Ambiental - Conscientização e diversão podem andar juntas
- O lugar é lindo, a trilha foi agradável e divertida e a experiência do trote marcou nossa entrada na universidade.

Calouros de faculdade de Campos, RJ, são recebidos com trote solidário
Cerca de 100 novos alunos vão visitar asilos e doar sangue. Ações de conscientização têm ainda palestra com participação internacional.

FAE promove trote solidário com gincana e teatro no improviso
Ações solidárias e lúdicas vão marcar o Trote Solidário que a FAE Centro Universitário promove a partir desta semana. Calouros da instituição serão convidados a participarem de uma gincana de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para as cerca de 80 crianças e adolescentes atendidas pela Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros, localizada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Curso de design da UEM realiza trote solidário em centro infantil
TRADIÇÃO – Ação é realizada há quatro anos pelo curso com objetivo de colaborar com entidades

Calouros participam de trote solidário
Uma vez mais, os novos alunos da Faculdade Integrado de Campo Mourão marcam o início da vida acadêmica com a prestação de serviço voluntário a um projeto de responsabilidade social: a Casa das Fraldas.

Calouros pintam creche durante “Trote Solidário”
Pelo menos 130 alunos da Faculdade de Medicina do ABC – 110 calouros e 20 veteranos – fizeram a alegria de crianças de zero a 5 anos atendidas pela creche São Jerônimo Emiliani, em Santo André. Por voltas das 8h30 de 20 de fevereiro, ônibus lotado partiu do campus universitário rumo à instituição assistencial, onde foi realizado o Trote Solidário 2013.

Faculdade Doctum de Vitória inaugura seu Trote Solidário 2013
Com o objetivo de estimular um comportamento empreendedor entre os jovens universitários como forma de propagar valores e práticas sustentáveis, a Faculdade Doctum de Vitória estará lançando o seu 6º Trote Solidário a partir de 27 de fevereiro no auditório da faculdade para os cursos do turno matutino e dia 28 para os cursos do turno da noite. A campanha do evento este ano será um alerta para a comunidade em relação à precária situação da saúde no Brasil, principalmente no setor público, e terá como tema o slogan “SOCORRO URGENTE! A saúde está doente!”.

18/02/2013 Trote Solidário acontece no campus do Cesumar
Seguindo a tradição de anos, a Diretoria de Extensão e Apoio Comunitário promove amanhã, no campus do Cesumar, o trote solidário para os calouros 2013.

Faculdade Integrado realiza trote solidário
Começou na noite desta quarta-feira, 20, o Trote Solidário da Faculdade Integrado de Campo Mourão

Trote solidário: alunos de medicina promovem doação de sangue
no bloco verde da Unipac, das 8 às 11h, será realizada a doação de sangue feita exclusivamente por calouros de todos os cursos da instituição. Uma equipe de 15 profissionais disponibilizada pelo Hemocentro de Uberlândia fará a triagem e coleta.

Trote solidário do curso de Pedagogia
Desde 2008 a UNIPAC/GV realiza o Trote Solidário, uma forma dos calouros participarem de campanhas de cunho social, como doações de sangue, de alimentos, roupas, materiais escolar e prestação de serviços voluntários.

Calouros da UEPA participam de trote solidário
A Fundação Hemopa deu início às ações estratégicas do “Trote pela vida”, ao receber calouros do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na manhã desta sexta-feira (22), com aula inaugural no auditório do hemocentro. Durante a visita, os calouros assistiram palestra sobre Anatomia, ministrada pelo professor Robson Domingues, no auditório da Fundação. Em seguida, ele foram recepcionados pela presidente do Hemopa, Luciana Maradei, que deu as boas vidas e falou sobre a importância dessa nova etapa na vida dos calouros.

Universitários substituem antigo trote por práticas de cidadania
300 voluntários participam do "Calouro Cidadão". Edição deste ano tem como tema principal 'Lixo e Reciclagem'.

Trote solidário vira moda
Alunos que ingressaram no ensino superior da faculdade Esamc Sorocaba participaram de um trote solidário. Ao invés de rostos pintados, tecidos foram estampados e transformados em camisetas que beneficiarão a população carente, na ação "Bixo ModaHora".

Estudantes realizam trote cidadão no Parque Universidade
Universitários que participam do projeto de extensão “Integra – ações interdisciplinares na promoção da cidadania com grupos sociais vulneráveis” participam nesta sexta-feira (22) de uma série de atividades que vão beneficiar os moradores do Parque Univesidade I (zona oeste) com limpeza, plantio de árvores frutíferas e doações à escola municipal Ruth Ferreira. As atividades começam a partir das 7h30, quando 80 calouros do curso de Agronomia, saem do Campus da UEL em direção à escola. A ação prevê o plantio de mudas frutíferas no entorno do prédio do colégio.

Alunos de Ciência da Computação participam do Trote do Bem
Ponte, caixa e robôs são algumas das novas peças que serão levadas para o Museu da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). Com ideias brilhantes e noção de educação ambiental, estudantes do 1º termo de Ciência da Computação da Unoeste construíram diversos objetos usando ventilador, cafeteira, telefone, celular e componentes de computadores. Esta ação, realizada na tarde de hoje (19), integra o Trote do Bem, por meio do projeto de extensão Click Verde.

Trote Solidário da Faculdade Cathedral reconhece alunos
Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Direito foi o vencedor do Trote Solidário da Faculdade Cathedral, evento realizado para recepcionar os calouros em clima de solidariedade e cidadania. Em segundo lugar ficou o curso de Administração e em terceiro, o curso de Psicologia. Como premiação, o vencedor ganhou o Troféu Itinerante Trote Solidário.

DCE UNP arrecada mais de 5 toneladas de alimentos em trote solidario


Anhanguera UniABC recebe calouros com campanhas de cunho social
Iniciativas têm por objetivo despertar o senso de cidadania nos ingressantes ao Ensino Superior

Trote solidário de universidade do RN promove doação de sangue
A ação será realizada nos dias 25 de fevereiro a 1º de março deste ano. Alunos da universidade, calouros ou não, terão oportunidade de doar.

Universitários substituem antigo trote por práticas de cidadania
300 voluntários participam do "Calouro Cidadão". Edição deste ano tem como tema principal 'Lixo e Reciclagem'.

Turismo Cultural e preservação ambiental é tema de trote para calouros
Acontece de 25 de fevereiro a 18 de março a Semana do Calouro “Trote Ambiental”. Neste semestre, a temática a ser tratada no evento será “Turismo Cultural e preservação ambiental”, que está alicerçado na Lei nº 1.831/2010-PMM, que dispõe sobre o Estatuto da Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município de Macapá.

Grêmio da Poli quer arrecadar uma tonelada de alimentos no trote solidário 2013
Como é tradicionalmente realizado todos os anos, em 2013 as entidades estudantis da Escola Politécnica (Poli) da USP promoverão atividades de integração dos novos alunos da instituição, visando apresentar a eles a vida universitária.

Trote da Cidadania terá quatro dias de atividades
Enquanto os calouros vivem a expectativa de iniciar a sua vida universitária na Unicamp, a comissão responsável pela organização do Trote da Cidadania de 2013 corre para concluir os últimos preparativos para a recepção a esses ingressantes.

Trote cidadão pretende alegrar pediatria do HU
Os calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL foram desafiados a mostrar toda a habilidade em desenho à mão livre produzindo telas com temas infantis que enfeitarão as paredes da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário. Os cerca de 60 calouros foram divididos em duas turmas. Uma vai pintar as paredes com desenhos coloridos enquanto a outra produzirá telas seguindo a mesma linha.

Trote Solidário na UEG de Silvânia vai arrecadar caixas de leite para o Hospital do Câncer de Goiânia
A unidade da UEG (Universidade Estadual de Goiás) em Silvânia promove o Trote Solidário, que este ano vai arrecadar caixas de leite para o Hospital do Câncer de Goiânia. As doações podem ser feitas até o dia 20 de março

UEPG realiza trote solidário com veteranos e calouros
21/02/2013 - Na manhã de ontem, os alunos dos cursos de Biologia, Agronomia e Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram do 2° Trote Solidário. A ação reuniu aproximadamente 200 acadêmicos que estiveram no bairro Tropeiros 2, Rio Verde.

Trote Solidário da Unisanta é destaque em AT Revista
A AT Revista desse domingo (17/02) publicou uma matéria sobre o Trote Solidário que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) está promovendo. O Trote Solidário é uma maneira que a Unisanta encontrou para aproximar calouros e veteranos de forma pacífica, bem diferente do trote tradicional, que é proibido.

Trote Solidário em Universidades arrecada mantimentos e ajuda entidades carentes
Fevereiro é o mês de volta às aulas de diversos cursos universitários na Região. Neste período acontecem os tradicionais trotes universitários, onde os alunos veteranos recebem os alunos novos com tintas e brincadeiras, onde o calouro é submisso dos mais velhos.

Já é o 5ª ano que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza o Trote Solidário
Neste ano, a ação acontece entre os dias 18 a 23 de fevereiro. No campus de Toledo, os acadêmicos participam de atividades como doação de sangue, cadastro de medula óssea e arrecadação de alimentos.

As “Aventuras Acadêmicas” agitaram o Campus Universitário de Uvaranas nesta terça e quarta-feira,
Dentro das atividades de “Acolhida ao Calouro 2013” da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Veteranos e calouros liberaram a adrenalina se revezando nas atividades de arvorismo, tirolesa, escalada e slackline. Para esta atividade, a UEPG contratou a empresa “Luis Climb”, especializada em eventos do gênero, garantido a diversão e emoção dos acadêmicos com segurança. Nesta quinta e sexta-feira, o circuito será montado no Campus Central, das 9h30 às 19h30.

Unioeste faz “trote cidadão” em calouros de Ciências Agrárias
O Centro de Ciências Agrárias do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com programação especial nesta semana para fazer a recepção aos cursos de Agronomia e Zootecnia. Os acadêmicos estão participando de atividades que promovam o envolvimento dos cursos com a sociedade rondonense.

Faculdade de Tecnologia de Tatuí, SP, desenvolve campanha de trote solidário


Universidade promoverá trote solidário para coleta de sangue em Maringá
A iniciativa que é promovida pela Diretoria de Extensão e Apoio Comunitário convida os calouros de 2013 a fazer doação de sangue para o Banco de Sangue Dom Bosco da cidade

Universitários farão trote social
O Espaço Criança Esperança CEE- Oswaldo Brandão promove neste sábado (23) o Calouro Cidadã,evento que sugere aos estudantes iniciantes substituir o habitual trote que recebem nas universidades por atividades educativas e sociais.

Trote solidário leva alunos da Udesc a entidades beneficentes nesta segunda-feira
Cerca de uma centena de alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc participarão na manhã desta segunda-feira, 18, primeiro dia letivo do semestre, de atividades em duas instituições beneficentes da capital.

Semana de trote solidário na UnU Morrinhos
A Unidade Universitária da UEG de Morrinhos promove até o próximo dia 23 de fevereiro várias atividades para comemorar a Semana do Calouro. O evento é realizado em conjunto pela Direção da Unidade e a Coordenação Adjunta de Extensão, Coordenação Pedagógica e os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática

Unijorge realiza trote cidadão
Em parceria com a Fundação Hemoba, instituição realiza campanha de doação de sangue entre professores, aluno, funcionários e a comunidade do entorno.

DA Joliot-Curie, DCE-FOC e Atlética-FOC convidam os estudantes para participar do Trote Solidário 2013
Os estudantes das Faculdades Oswaldo Cruz, por intermédio das entidades estudantis e em acordo com a Diretoria-Geral das FOC, convidam todos os calouros (bixos) e veteranos para participarem do “Trote Solidário 2013”.

Trote solidário acontecerá em instituição de ensino de Maringá
Seguindo a tradição de anos, a Diretoria de Extensão e Apoio Comunitário promove amanhã, no campus do Cesumar, o trote solidário para os calouros 2013.

Faap organiza recepção aos calouros
Comediantes dos programas CQC, Agora é Tarde e Saturday Night Live marcam presença no evento de recepção aos calouros

Instituto Mauá de Tecnologia realiza trote solidário
Reciclar e transformar para brincar foi tema escolhido

INTA promove Trote Solidário
O Trote Solidário aconteceu no Auditório das Faculdades INTA, nos períodos manhã, tarde e noite.

Trote solidário da FHO|Uniararas 2013
A meta é arrecadar seis toneladas de mantimentos para doação e garante diversão para os alunos

Estudante de direito organiza trote solidário em Joinville
Uma estudante do segundo ano de direito da Católica de Santa Catarina, amante dos animais, aproveitou o início das aulas para propor aos calouros um trote solidário um pouco diferente. O objetivo de Patrícia Silveira Martins, de 19 anos, é ajudar um grupo de voluntários de Joinville que trabalha em favor de cães e gatos abandonados.

Portaria regulamenta proibição do trote na Unigran
A Unigran regulamentou a proibição do trote por meio da Portaria nº 004 de dezembro de 1998, que impede ações violentas de recepção à calouros e autoriza ações culturais, isso porque em algumas instituições brasileiras, a prática de trotes violentos causaram sérios problemas. Hoje o trote é proibido por Lei.

FASEM lança oitava edição do trote cidadania; calouros e veteranos tem até dia 08 de março para inscrever equipe
Mais de 200 pessoas entre alunos e servidores acompanharam na noite da quinta-feira, dia 07, na praça de convivência da FASEM – Faculdade Serra da Mesa de Uruaçu, o lançamento do Trote Cidadania, evento que busca integrar calouros e veteranos por meio da socialização em atividades lúdicas, esportivas e de caráter social. Na ocasião, Diretor-Geral da FASEM, professor Rodrigo Gabriel Moisés, realizou a abertura oficial da programação do Trote.

Gincana encerra Trote Responsável para calouros da Faculdade Católica do Tocantins
O fim de semana foi de diversão para os calouros da Faculdade Católica do Tocantins que participaram da Gincana Cultural e Esportiva que encerrou o Trote Responsável. Diversas competições fizeram parte da disputa que envolveu os 11 cursos da instituição: corrida, soletrando, chute ao gol, composição de uma paródia, dança da laranja, caça ao tesouro, entre outras. O momento foi criado para que haja interação entre os novos acadêmicos da instituição.

Alunos de Comunicação da UNILESTE organizam Trote Solidário
Para receber os calouros do curso de graduação em Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), os alunos veteranos organizaram, durante toda a semana passada, uma recepção diferenciada. Trata-se do trote solidário, em que foram arrecadados brinquedos, roupas, leite e livros que serão doados neste sábado (16) ao “Lar dos Meninos”, em Coronel Fabriciano.

A Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove Trote Solidário
A Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove essa semana o Trote Solidário para os calouros dos cinco Câmpus da Universidade no Paraná — Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo. O objetivo do evento é direcionar o foco dos calouros a atividades de cunho social. Durante a semana, terá arrecadação de alimentos não perecíveis, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) promoverá ações em duas instituições beneficentes de Florianópolis


Arquitetura e Urbanismo da UEM realiza trote solidário
O segundo ano do curso está organizando o Trote Solidário junto aos calouros de 2013. Já uma tradição no curso, o evento propõe uma visão diferente de trote: veteranos e calouros se unem para fazer reparos em uma instituição carente.

Curso CEA realiza trote solidário
O Curso CEA realizou o seu tradicional Trote Solidário. Além de compartilhar muita alegria pelas conquistas de suas vagas nas principais universidades do Brasil, os alunos do CEA também compartilharam com o Lar Jesus Adolescente mais de 400KG de alimentos.

Trote solidário leva alunos da Udesc a entidades beneficentes
Florianópolis, SC - Cerca de uma centena de alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc participarão de atividades em duas instituições beneficentes da capital na manhã desta segunda-feira (18). O Trote Solidário, promovido pelos acadêmicos, pretende mobilizar calouros e veteranos dos três cursos da Udesc Esag - Administração, Administração Pública e Economia - em visitas à Casa da Criança, na Trindade, e à sede de obras sociais da Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (Serte), na Cachoeira do Bom Jesus.

DCE quer incentivar trotes solidários na Universidade Estadual de Londrina
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai lançar nesta segunda-feira (18), às 10h30, no pátio do Restaurante Universitário (RU), a Campanha Calouro Mais Londrina!, com o show de Talentos da UEL. A primeira apresentação será da aluna do curso de Direito, Juliana Bruneli.

Prêmios 2013


Finalistas Trote da Cidadania 2012 - primeiro semestre


Finalistas Trote da Cidadania 2012 - segundo semestre


Unemat realiza trote da cidadania
A ação integrou a semana de recepção aos calouros do curso de Enfermagem, realizada de 30 de julho a 03 de agosto.

Alunos do curso de Direito da Funorte realizam Trote Solidário no Hemominas
O curso de direito da Funorte realizou na manhã de ontem, 13, Trote Solidário que contou com a participação de aproximadamente 150 acadêmicos. Os estudantes saíram do campus São Norberto e percorreram algumas ruas centrais em direção ao Hemominas onde foram recepcionados por funcionários que elogiaram tal iniciativa.

Facha realiza Trote Responsável com doação de sangue
A ideia da instituição é transformar a ação em um momento de integração dos alunos, com a adoção de atitudes positivas.

Com ações sociais e ambientais, Trote Solidário marca a volta às aulas no segundo semestre 2012
Para dar as boas-vindas aos seus alunos, a Universidade Anhembi Morumbi promoverá, de 13 a 25 de agosto, o Trote Solidário, que contará com diversas ações realizadas em seus seis câmpus.

Trote solidário acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto
A assistente social da NOVAFAPI, Sandra Vieira , destaca a importância da ação como uma iniciativa da Instituição em oportunizar jovens ajudarem para que vidas sejam salvas e desta forma estimular a solidariedade e cidadania.

Faculdade Católica encerra atividades do Trote Responsável
Momento foi criado na universidade para que haja integralização entre os novos acadêmicos da instituição

A maior escola de empreendedorismo
Você sabe qual é a maior escola de empreendedorismo do Brasil? Não? Então vou dar algumas pistas para você descobrir. Por Rodrigo Brito - site folha

Conheça os projetos vencedores do Trote da Cidadania 2012 – 1º Semestre
Os cases dos 6 finalistas serão publicados em um livro da Fundação Educar DPaschoal: Melhores práticas de Trote da Cidadania 2012 que será lançado no final deste ano. Conheça os projetos finalistas nas duas categorias

Calouros de medicina da UFMG abandonam trote tradicional e dão bom exemplo
Estudantes decidiram se juntar para revitalizar escola municipal no São Lucas e em oficinas de dança com as crianças

PROJETO TROTE CULTURAL UFF RECEBE CALOUROS COM ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS
As aulas na Universidade Federal Fluminense começaram no dia 05 de março e os veteranos de diversos cursos prepararam suas campanhas de Trote Cultural para recepcionar seus calouros. A maioria das campanhas acontece na primeira semana de aula, porém, alguns cursos optaram por realizar ações socioculturais durante todo o mês de março. Confira a programação.

Coordenadora de Ensino da Fafijan, Marilda da Silva Bueno, faz a abertura oficial do Trote Cidadão 2012
Ingressantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Geografia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Marketing, Pedagogia e Psicologia reuniram-se na noite de quinta-feira, 16 de fevereiro, no Anfiteatro da Fafijan (Faculdade de Jandaia do Sul), onde ocorreu a abertura oficial da nona edição do Civa (Ciclo de Iniciação à Vida Acadêmica).

Estudantes de Engenharia de Produção recepcionam os calouros com ações sociais
O “Trote Cidadão Engenhando e Produzindo o Bem”, iniciativa dos alunos do curso de Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, tem o objetivo de fazer a integração entre calouros e veteranos por meio de ações de cunho social, com doação de sangue e campanha de coleta de fraldas geriátricas.

FATEC Indaiatuba participa de ação solidária
Através do Trote Solidário “Dai Bixo!” os alunos da FATEC Indaiatuba estarão ajudando a ONG a distribuir folhetos da XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos além de convidar os interessados a fazer o “Cartão do Doador” com o BOS – Banco de Olhos de Sorocaba, presente no local.

Calouros da FMABC reformam parquinho de creche em S. André
os estudantes também realizaram brincadeiras e gincanas com as crianças, além de atividades de desenho e pintura - inclusive dos rostos dos recém-aprovados.

No dia 29/02 o CVU realizou o Trote Social, levando os calouros do campus USP Ribeirão Preto para desenvolver atividades temáticas com as crianças do CIAC.
O CIAC – Centro Integrado de Apoio à Criança, é uma ONG que trabalha com crianças do complexo da favela do Aeroporto, uma das zonas mais pobres de Ribeirão Preto, no período em que estas crianças estão fora da escola. A instituição atende crianças de 6 a 11 anos, fornece alimentação, dá aulas de inglês, reforço escolar e informática.

Universidades de Mossoró estimulam alunos a realizarem o trote solidário
Com o início do período letivo nas instituições de ensino superior de Mossoró, começa a mobilização dos alunos veteranos para realizar nos novos estudantes o ritual conhecido como trote, forma de iniciar os calouros na vida acadêmica. Diante da violência constatada durante a aplicação dessa brincadeira, muitas universidades, juntamente com os alunos, têm tentado mudar a forma de realização dessa prática para que ela continue a existir nas instituições, desta forma surgiram os chamados trotes sociais ou trotes solidários.

Ano letivo 2012.1 começa com Trote Solidário na UEPB
Já é uma tradição, na Universidade Estadual da Paraíba, iniciar o período letivo com atividades que buscam sensibilizar os alunos novatos e veteranos para a importância da ética e do respeito ao próximo na comunidade acadêmica. A partir da próxima segunda-feira (5), as aulas recomeçam em todos os câmpus da Instituição e toda a comunidade acadêmica estará participando do “Trote Solidário”, promovido através das pró-reitorias de Planejamento (PROPLAD) e de Graduação (PROEG).

Trotes solidários beneficiam entidades assistenciais de Londrina
A primeira semana de aulas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) beneficiou muitas instituições assistenciais. Isso porque a tradição dos trotes violentos está sendo substituída pelas ações solidárias. A mudança é incentivada tanto pela administração do campus quanto pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Alimentos doados já têm destino certo
A campanha de arrecadação de alimentos, promovida pelo Trote da Cidadania UVV, vai encaminhar os alimentos para três instituições do município de Vila Velha. Atualmente as três instituições juntas atendem cerca de 2 mil pessoas carentes entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Agenda cheia para calouros da Uepa com a ação "Trote pela vida com calouros"


A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Aquidauana, realiza nesta semana atividades de recepção aos calouros.
Durante toda semana estão sendo realizadas palestras e seminários para apresentar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no Campus.

Católica faz doação de alimentos e roupas
A Faculdade Católica do Tocantins doou nesta sexta-feira, 24, cerca de 500 quilos de alimentos não perecíveis e 10 sacos de roupas para duas entidades filantrópicas. Os donativos foram arrecadados pelos calouros da instituição durante o Trote Responsável 2012, realizado na primeira quinzena deste mês.

Calouros da Univaço vão às ruas em campanha de conscientização
“Segurança do Pedestre. Assuma esse Compromisso. Respeite a Faixa!” foi o tema do trote solidário aplicado aos calouros do curso de Medicina da Univaço nesta semana. Na ocasião, cerca de 60 alunos, acompanhados por funcionários da instituição e com o apoio da PM, se dividiram em grupos nas principais avenidas da cidade para distribuir materiais educativos e orientar os motoristas e pedestres com relação ao uso correto da faixa de segurança.

Fundo Social de Osasco recebe doação de uma tonelada de alimentos de “Trote Solidário” da Fatec
O Fundo Social de Solidariedade de Osasco recebeu, na tarde do dia 17 de fevereiro, a doação de uma tonelada de alimentos dos calouros da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Osasco. Os donativos serão entregues as famílias de baixa-renda cadastradas na unidade.

Metodista fará trote solidário com doação
A Universidade Metodista de São Paulo fará ação voluntária para marcar o início do ano letivo. No dia 3 de março, alunos novos, veteranos, docentes, funcionários e comunidade externa poderão participar de uma campanha Trote Solidário, a Doar Sangue = Salvar Vidas.

Trote Cidadão “Engenhando e Produzindo o Bem”.
Um projeto de iniciativa dos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que irá realizar-se no primeiro semestre de 2012.

A FARO - FACULDADE DE RONDÔNIA em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – FHEMERON finalizaram na última sexta-feira a 6ª edição da Calourada Solidária 2012.1.
Calouros, veteranos, corpo docente e administrativo tiveram uma surpreendente participação na programação. A FHEMERON realizou a triagem e coleta de sangue dentro do campus BR da IES.

Alunos da Faculdade Católica do Tocantins participam de trote responsável
Cerca de 150 acadêmicos, entre calouros e veteranos, participaram no último sábado, 11, do Trote Responsável realizado pela instituição, na sede da Unidade II, em Palmas.

Unioeste de Marechal Cândido Rondon
Dentre as diversas atividades que estão sendo desenvolvidas desde o dia 13, pelas coordenações e comissões dos vários cursos do câmpus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, voltadas para os calouros que estão ingressando na universidade, está o trote solidário que será realizado na manhã de hoje, quarta-feira, pelos calouros dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

Calouros e veteranos da PUC Londrina participam de trote solidário
Os calouros e veteranos da PUCPR em Londrina estão participando, desde segunda-feira (13), do "Trote Solidário", com atividades de cunho social. O evento de cunho social, além de dar boas-vindas aos novos acadêmicos, também os está mobilizando para arrecadação de alimentos, coleta d esangue, cadastro para doação de medula óssea, atividades teatrais e de circo e também uma palestra motivacional ministrada pelo professor Steven Dubner.

Trote solidário ajuda antigo Hemonúcleo
Os trotes solidários realizados por instituições de ensino superior estão ajudando a manter os estoques de sangue da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), o antigo Hemonúcleo de Sorocaba.

Faculdade Doctum de Vitória lança o Trote da Cidadania 2012
A Faculdade Doctum de Vitória, sob a coordenação dos alunos veteranos da Empresa Júnior EJFV, lança no dia 14 de fevereiro às 19 horas, a campanha “PLANTANDO ESPERANÇA: VOCÊ TEM A SEMENTE, O VOTO!”.

Campus II Unoeste realiza Trote Ecológico
Conscientização ambiental alinhada à interação entre calouros e veteranos.

Trote Solidário: essa tendência não sai de moda
O trote solidário, promovido pela Mauá Jr., está em sua quarta edição e tem como objetivo incentivar a prática da solidariedade, além de promover a integração entre os alunos nas primeiras semanas de aula.

Segurança viária é tema do trote solidário 2012 da FAM
Calouros e veteranos participam de campanha de educação para o trânsito

Trote Ecológico: Calouros da Unisanta realizarão uma limpeza subaquática neste sábado (11/02)
Pelo terceiro ano consecutivo o Trote Solidário e Ecológico mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília em mais uma Ação Voluntária EcoFaxina contra a poluição dos oceanos.

Facene/Famene organizam “Trote Solidário”
Uma ação conjunta das Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene/Famene) programada para o próximo dia 09 (quinta-feira) pretende modificar a antiga prática do trote universitário.

Ano letivo da UEM começa hoje com mais de 22 mil alunos de graduação
Universidade orienta alunos e estimula a prática de trotes solidários

PUC Junior Consultoria promove mais uma ação de Trote Solidário
Confira detalhes da ação e programação oficial

Ações de trote solidário em Cariri - CE
Novos alunos da Unidade Descentralizada de Iguatu realizam trote solidário

Trote universitário promove reflorestamento em Pernambuco
A ação acontecerá às margens do Rio Una, em Palmares

FEF - Fernandópolis promove ações de trote solidário
Volta às aulas acontece segunda-feira, dia 30, com ações para integração entre veteranos e calouros. Psicologia e Engenharia Ambiental preparam ações solidárias.

Trote Solidário na Amazônia
Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz) organiza o primeiro trote solidário da Instituição.

FATEJ promove ações de conscientização durante o trote
Confira a programação de atividades

FAZU se prepara para recepcionar calouros com Trote Cidadão
Assim como em anos anteriores, a primeira ação da faculdade será sensibilizar os jovens quanto à importância do Trote Cidadão, que tem como objetivo principal promover a integração dos alunos de maneira pacífica.

PUCPR promove Trote Solidário aos Calouros
Alunos de todos os Câmpus participarão de atividades, como doação de sangue e arrecadação de alimentos, a partir do dia 6

Universidade de Bebedouro mobiliza sociedade para Trote Solidário
Mobilização social acontece em parceria com os vários seguimentos da sociedade bebedourense

Unisanta faz Trote Solidário e Ecológico
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) dá início ao tradicional Trote Solidário e Ecológico

Trote solidário poderá contar pontos em avaliação do MEC
A partir de 2012, universidades que promoverem ações contra o trote violento vão receber pontos na avaliação do Ministério da Educação (MEC)

Trote solidário de Arquitetura é premiado
A Universidade Estadual de Maringá foi uma das onze finalistas no Prêmio Trote da Cidadania 2011, recebendo uma Menção Honrosa pelo projeto Arquitetando Sonhos, que diz respeito a uma ação desenvolvida, no início deste ano, no Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Volpato, em Sarandi.

Trote solidário da Etec 'Fernando Prestes' ganha prêmio
Projeto faz arrecadação de leite para instituições sorocabanas

Trote da Cidadania da Unicamp é o melhor do ensino superior
O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente da Unicamp ganhou o prêmio Trote da Cidadania 2011, organizado pela Fundação Educar DPaschoal, na categoria Ensino Superior.

A Universidade Estadual de Maringá recebeu "Menção Honrosa" do Prêmio Trote da Cidadania 2011,
Menção foi dada ao projeto Arquitetando Sonhos, que desenvolveu uma ação, no início do ano, no Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Volpato, em Sarandi (PR).

Conheça os projetos vencedores do Trote da Cidadania
Os nomes foram divulgados, no último dia 16 de julho, em Campinas, durante o Fórum Empreender com Valores 2011

Conheça os Finalistas do Prêmio Trote da Cidadania
A Fundação Educar DPaschoal divulga os finalistas do Prêmio Trote da Cidadania 2011. São 14 finalistas ao todo. Além disso, a Comissão Organizadora do concurso apresenta 8 menções honrosas.

Seu projeto está sendo avaliado!
Todos os projetos, independentemente da categoria e subcategoria, já passaram pela etapa de triagem. Aqueles que seguiram, por estarem em acordo com o regulamento, encontram-se neste momento em processo de julgamento.

Abertas as inscrições para o 1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário
Os empreendedores devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do prêmio e enviá-la também pelo site até o dia 2 de maio

Rio Grande (RS): Estudantes de medicina levam alegria a crianças internadas no HU
Calouros e alunos veteranos do curso de Medicina da Furg, sob a orientação do professor Obirajara Rodrigues, estão desenvolvendo o projeto "Calouros da Alegria".

Campo Grande (MS): Campanha com universitários simula júri de crime de trânsito
Na ultima sexta-feira (01), calouros da Unaes participaram da campanha “Calouros por um trânsito Seguro”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

São Luiz (MA): Labotur realiza Projeto “Trote Ambiental”
O objetivo principal do Projeto é sensibilizar os calouros do curso de Turismo da UFMA sobre a importância da educação ambiental.

Campus Apucarana realiza Trote Solidário Ambiental
Neste ano, o Campus Apucarana trouxe uma novidade quanto ao trote para os calouros: o 1º Trote Solidário Ambiental.

Marília: Alunos da Unesp doam sangue e se cadastram para doação de medula
Estudantes do curso de Relações Internacionais da Unesp doaram sangue e se cadastraram à doação de medula óssea, no Hemocentro da Famema.

Campinas (SP): Trote da Cidadania da Unicamp agora tem atividade mensal
Em parceria com a ONG Sonhar Acordado, o Trote da Cidadania da Unicamp passará a visitar mensalmente a Sociedade Pró-Menor

São Lourenço do Sul (RS): Em trote solidário, calouros levam doações
Alunos da PUCRS e da Ufrgs arrecadaram roupas, itens de higiene e limpeza, além de água e duas geladeiras

Cubatão (SP): Trote solidário ajuda famílias removidas do Pilões, em Cubatão
As famílias que foram removidas de suas casas do bairro Pilões, em Cubatão, por risco de deslizamentos de terra poderão contar com donativos frutos da campanha Trote Solidário, promovida pela Unisanta.

Niterói (RJ): Calouros do curso de Matemática da UFF doam sangue no Inca
Como todo semestre, os calouros do curso de Matemática da UFF realizarão doação de sangue no Inca, no dia 25 de março.

Três em cada dez jovens não se preocupam em poupar água
Pesquisa foi realizada com moradores da Grande Vitória, em fevereiro, por universitários

Concorra à Kit de Café
Se você é usuário do Twitter ou Facebook, participe até 4 de abril do Kit de Café Cerimônia Caixa

Cascavel (PR): Trote Solidário continua com boa receptividade entre estudantes
Os donativos estão sendo recolhidos pelas equipes do Piae. Campanha de sangue também entra na pauta

Sertãozinho (SP): Fatec realiza 2º Trote Solidário
Será mais uma ação de envolvimento dos alunos em benefício da comunidade.

João Pessoa (PB): Estudantes da UFPB promovem 'trote solidário'
A coordenação do curso de Medicina da UFPB preparou um trote solidário de combate à dengue dentro da programação especial para recepcionar os “feras” do semestre letivo 2011.1.

Curitiba (PR): Saiba como foi o Trote Solidário da PUC PR e do Clique Arquitetura
Em 22/11 o Portal Clique Arquitetura realizou uma ação voluntária em parceria com os calouros de arquitetura da PUC PR

Dourados (MS): Turma da UFGD incentiva doação de sangue
Acadêmicos do curso de Direito realizaram no dia 14, o trote solidário para receber os calouros deste ano.

Conheça os vencedores dos Kit de Livros da Editora Educar
Vencedores são de PE e de SP.

Campinas (SP): Trote universitário incentiva consumo consciente
Além do tradicional cabelo raspado e a pintura no rosto, a preocupação ambiental passa a fazer parte do ritual de entrada para o Ensino Superior

Passos (MG): Alunos da Fesp realizam Trote Solidário Pró-Hospital Regional do Câncer
O Hospital Regional do Câncer (HRC) recebeu a visita de representantes do Curso de Biomedicina para a entrega de 4 cofrinhos recheados de muita solidariedade: R$ 346,17 foi o valor obtido.

Sumé (PB): Estudantes do CDSA arrecadam alimentos para doação às comunidades carentes
Os estudantes, de caras pintadas, percorreram alguns bairros da cidade recolhendo gêneros alimentícios, numa ação organização pela DCE no Campus de Sumé

Santa Cruz (RN): FACISA promove trote solidário contra a Dengue
As atividades começaram com apresentação do Programa PET Saúde/VS aos calouros na sede da FACISA, e seguiu com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Patos (PB): “Trote Cidadão”: Universitários de Patos dão exemplo ao Brasil
Cada novo aluno teve que levar alimentos não perecíveis para serem doados com famílias carentes da cidade.

Itaporã (MS): Universidade realiza mais de 3,2 mil cadastros em banco de medula
Acadêmicos, professores e funcionários participaram da ação superando a meta inicial da Universidade, que era de 2,9 mil doadores cadastrados.

Mal. Cândido Rondon (PR): Trote Social arrecada materiais escolares para doação
Ingressantes no 1º semestre do curso de Administração da Falurb realizaram o Trote Social, a fim de arrecadar materiais escolares para a campanha Volta às Aulas 2011

Ponta Grossa (PR): Casas da Vila Princesa são reformadas por equipe da Cescage
Este ano foram escolhidas dez casas na Vila Princesa, sendo que cada casa é de responsabilidade de uma equipe composta por professores e acadêmicos do Cescage.

Dourados (MS): Engenharia de Alimentos da UFGD faz trote solidário com calouros
Estudantes de Engenharia de Alimentos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão realizando um trote solidário marcando as boas-vindas dos calouros do curso.

Brasília (DF): Veteranos e calouros agora adotam os trotes solidários
Universitários do DF trocam as brincadeiras violentas que viraram caso de polícia pela coleta de gêneros alimentícios e doações até de medula

São Carlos (SP): UFSCar realiza programação especial para recepção dos calouros
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove desde segunda-feira (28) a “Calourada 2011”, voltada para a recepção dos novos alunos da universidade.

São José dos Pinhais (PR): FAE realiza mais um trote consciente
FAE S. J. dos Pinhais promoveu o trote consciente "Paz no trânsito"

Recife (PE): Departamento de Odontologia da UFPE promove o Trote Cidadão
O chamado ‘Trote Cidadão’ inclui os 70 ingressantes, 20 veteranos e sete professores que vão realizar atividades educativas de promoção de saúde envolvendo crianças carentes

Campinas (SP): Ceasa recebe calouros do Trote Social da Unicamp
Calouros da Unicamp tiveram oportunidade de começar a vida acadêmica sabendo um pouco mais sobre o funcionamento do Ceasa de Campinas

Patos de Minas (MG): cidade promove trote solidário contra a dengue
Os calouros tiveram a oportunidade de conhecer a realidade enfrentada pelos agentes de endemias

Bauru (SP): Trote solidário ajudará entidade Rafael Maurício
Calouros da FIB vão doar produtos de limpeza e higiene à entidade que enfrenta crise financeira

Niterói (RJ): Unipli realiza Trote Responsável para ajudar vítimas das enchentes
A campanha será realizada entre os dias 21 de fevereiro e 25 de março. Para incentivar a participação, a sala de calouros que obtiver o maior número de doações receberá um prêmio.

Londrina (PR): DCE da UEL incentiva a realização de trote solidário aos calouros
Intitulada "Trote de Cara Nova", a campanha tem apoio da administração da Universidade e prevê a prática de ações cidadãs e o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Arapiraca (AL): Hemoar faz coleta durante trote solidário dos feras UFAL
O Hemocentro de Alagoas por meio de sua unidade em Arapiraca (Hemoar) realizou coleta de sangue durante o trote solidário do Campus Ufal de Arapiraca.

Santo André (SP): Faculdades da região do ABC apostam no trote solidário
Algumas universidades do ABC Paulista instituíram no seu calendário o Trote Solidário, no qual os novos estudantes prestam serviços para as comunidades.

São Bernardo do Campo (SP): Trote Solidário da Universidade Metodista será nesta semana
A Universidade Metodista de São Paulo realiza a Campanha de Doação de Sangue como forma de estimular a recepção aos novos alunos da Instituição.

Campinas (SP): Alunos da PUC-Campinas constroem horta hidropônica vertical
No dia 16 de fevereiro, a Faculdade de Ciência Biológicas da PUC-Campinas reuniu veteranos e ingressantes para a construção de uma horta hidropônica vertical com material reutilizado.

Curitiba (PR): Aproximando o início da vida universitária à cidadania
Com o objetivo de promover uma confraternização entre todos os alunos, professores e colaboradores, a Faculdade Evangélica do Paraná, em conjunto com alunos veteranos, preparou um evento especial para disseminar a cultura da ação social.

Uberaba (MG): “Trote Cidadão” do IFTM inicia com palestra ministrada pelo Instituto Agronelli
A coordenadora do Instituto Agronelli, Mariângela Camargos, ministrou na quarta-feira (16/02) a palestra “Solidariedade em foco” na unidade I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba.

Curitiba (PR): PUCPR terá Trote Solidário entre 21 e 28 de fevereiro
A Pastoral da Universidade, em parceria com os CAs e os DCEs, vai promover uma grande mobilização para o Trote Solidário em todos os câmpus da Universidade

Campinas (SP): Unicamp tem ação para receber novos alunos
A Unicamp foi a pioneira na aplicação de trotes sociais, solidários e culturais, com experiências isoladas desde 1998, que se firmaram em 2003 com o primeiro Trote da Cidadania Integrado.

Ponta Grossa (PR): Cescage lança Trote Social
Na manhã do dia 16, a Faculdade Cescage promoveu o lançamento oficial do ‘Trote Social Calouro Humano’.

Belém (PA): Trotes solidários da Uepa beneficiam duas escolas públicas
Calouros da Uepa dão exemplo a outras instituições do país. Ao invés de violência e atos que visam apenas a humilhação, eles realizaran o trote solidário.

Chapecó (SC): 3ª edição do Trote Solidário
O evento ocorreu nas dependências do HEMOSC de Chapecó onde um grupo de 30 calouros do curso de Eletroeletrônica matutino realizaram a doação de sangue voluntaria.

Santo André (SP): Trotes com castigo dão lugar à solidariedade
Na tentativa de evitar as confusões anunciadas pelos tradicionais trotes aplicados por estudantes veteranos aos calouros no início do ano letivo, as instituições de ensino superior do ABC cedem espaço para ações de solidariedade.

Cachoeiro do Itapemirim (ES): Calouros de Centro Universitário participam de trote solidário
Se antes trote era sinônimo de medo para os calouros, hoje o que mais se vê é a solidariedade substituindo as brincadeiras, que nem sempre acabavam bem.

Vilhena (ES): Trote Solidário quer arrecadar 5 toneladas de alimentos
A ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena) está participando do Trote Solidário promovido pelos acadêmicos do 3º período de Direito da AVEC

João Pessoa (PB): Campus da Capital vai fazer trote solidário com novatos
Para afastar qualquer associação negativa da fase feliz de ingressar em uma nova etapa estudantil, a Coordenação Pedagógica do Campus João Pessoa do IFPB promove o trote solidário

Sorocaba (SP): Trotes solidários ajudam entidades
No Fernando Prestes, os alunos arrecadam leite nas gincanas e, alunos da Uniso fizeram doações ao Banco de Sangue da Santa Casa

Bauru (SP): Trote solidário da Unesp beneficiará três entidades assistenciais da cidade
Além de rosto pintado e muita festa, ajuda a entidades. Assim está sendo o Trote Solidário, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, que arrecada donativos para três entidades da cidade.

São Paulo (SP): Trote responsável estimula integração entre calouros e veteranos
Realizado sempre no início do ano letivo, o trote responsável já se tornou tradição na Anhanguera.

Sorocaba (SP): Calouros da FADI participam de trote solidário e doam sangue
Calouros da FADI (Faculdade de Direito de Sorocaba) participaram do trote solidário e doaram sangue na manhã de ontem no Hemonúcleo de Sorocaba.

São Paulo (SP): Alunos da FGV realizam trote solidário na Bela Vista
Os alunos da FGV levaram às ruas de São Paulo um exemplo de cidadania, com atividades de zeladoria e sustentabilidade para comemorar com os novos colegas a entrada na faculdade.

Santa Rita do Sapucaí (MG): Calouros da FAI participam de Trote da Cidadania 2011
Para receber os novos alunos e integrá-los com veteranos, funcionários e professores, a FAI realizou entre os dias 2 e 11 de fevereiro o Trote da Cidadania.

Cascavel (PR): Unipar incentiva prática de trote solidário
Uma das famosas campanhas de volta às aulas, "Calouro da Unipar não leva trote - doa sangue", aconteceu nesta terça-feira, à noite. A organização é do curso de Enfermagem

Santa Cruz (RN): 2º Trote Solidário do IFRN
Compreendendo a educação como um processo de formação integral dos seres humanos, o IFRN Campus Santa Cruz transformou uma atividade comum na recepção dos alunos novatos.

Belém (PA): Unama realiza Trote Solidário esta semana
A Universidade da Amazônia acolhe, neste mês de fevereiro, novos e antigos alunos. Para celebrar este momento, a Unama está promovendo uma grande programação acadêmica.

Curitiba (PR): Trote ecológico recebe calouros da FAE neste sábado
A FAE, por meio de seu Programa de Sustentabilidade e do Núcleo de Extensão Universitária, optou pelo Trote Ecológico.

Guarulhos (SP): Trote solidário: Universidade incentiva a doação de roupas e alimentos às vítimas das enchentes
Para recepcionar seus alunos, a UnG preparou uma programação de atividades, que inclui a apresentação dos serviços e projetos da Instituição e o lançamento do trote solidário 2011.

Santa Rita do Sapucaí (MG): Calouros do Inatel plantam árvores e pintam prédios públicos
O Inatel começa mais um ano letivo com 373 novos alunos que, durante essa semana, participam do chamado Rito de Entrada.

Campinas (SP): Veteranos já armaram o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente
O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente da Unicamp já possui um contingente de 50 graduandos na comissão organizadora da edição de 2011, mas espera-se ainda a adesão de 200 a 300 monitores até 21 de fevereiro.

São Paulo (SP): Calouros e veteranos da UniSant'Anna entregarão alimentos durante Trote Solidário
Aderindo ao trote solidário, o Centro Universitário Sant’Anna e a Associação Prato Cheio, que atua na arrecadação e redução do desperdício de alimentos, prepararam uma grande ação de responsabilidade social e solidariedade: Trote Solidário.

São Carlos (SP): UFSCar programa atividades de recepção dos novos estudantes
Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) promove as “Atividades de Integração Calouros Veteranos 2011”, voltadas à recepção dos novos alunos.

São Paulo (SP): trote cadastra alunos como doadores de medula
O trote dos calouros da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) vai promover o cadastramento voluntário de doadores de medula óssea, realizado em parceria com a Associação da Medula Óssea (Ameo).

Olímpia (SP): Três entidades serão beneficiadas pelo Trote Solidário da FAER
As novas turmas dos três cursos de graduação da FAER (Faculdade Ernesto Riscali) – Administração, Pedagogia e Matemática – participam no primeiro dia de aula, segunda (7), de mais uma edição do bem sucedido “Trote Solidário”.

Itabuna (BA): Trote Solidário marca a volta às aulas na FTC
Novos e antigos acadêmicos estão unidos no Trote Solidário, com o objetivo de arrecadar um maior número possível de donativos para as vitimas das cheias na região serrana do Rio de Janeiro.

Sorocaba (SP): Calouros da PUC-SP participam de trote solidário e doam sangue
Na manhã de terça-feira (1º), os calouros do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP doaram sangue no Hemonúcleo de Sorocaba.

São Paulo (SP) Trotes solidários de Fatecs e Etecs ajudam vítimas de enchentes
Alunos da Fatec Zona Sul, na capital, farão um mutirão para arrecadar mantimentos para as vítimas das enchentes ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fernandópolis (SP): Alunos da Unicastelo promovem trote responsável
Como parte de uma campanha de trote responsável promovida pela Unicastelo, alunos e corpo docente do curso de Medicina Veterinária do Campus de Fernandópolis recepcionaram os calouros do curso com a “Semana de Integração”.

Belém (PA): Cesupa recepciona calouros com Trote Cidadão
O Centro Universitário do Pará- Cesupa iniciou na segunda-feira (07) o primeiro semestre letivo do ano e preparou programação especial para recepcionar calouros e veteranos em suas quatro unidades de ensino.

Curitiba (PR): Trote Solidário | Lar dos Idosos do Tarumã
Neste mês de fevereiro o Portal Clique Arquitetura irá realizar uma ação voluntária junto com os alunos de Arquitetura da PUC Paraná. Para eles será um trote solidário e para o Clique Arquitetura será a comemoração de um ano do site!

Brasília (DF): IESB promove trote solidário com doação de medula óssea
O Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) incentiva seus alunos a receberem os calouros de uma maneira diferente. Na volta às aulas 2011, a instituição promove o trote solidário com doação de medula óssea.

Santos (SP): Doação de sangue faz parte Trote Solidário 2011 da Unisanta
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) dá início ao tradicional Trote Solidário e Ecológico, cujo objetivo é aproximar calouros e veteranos, marcando a ideia de responsabilidade social e ambiental, substituindo o trote original, proibido na universidade.

Marília (SP): Unimar recebe calouros com trote solidário e palestra
Universidade apoia cadastro de doadores de medula e oferece minicurso de motivação; ao todo são mais de 6 mil estudantes atendidos

São Paulo (SP): Faap recebe calouros com futebol de sabão e competição de pizza
Evento ocorreu nesta terça-feira (1) em São Paulo. Segundo a faculdade, nenhum aluno sofre trote violento desde 2009.

Campina Grande (PB): Calouros fazem coleta de sangue para banco de medula óssea do Hemocentro de Campina Grande
Além da coleta de sangue, alunos Facisa, FCM e Esac contribuem com donativos

Campinas (SP): Trote Solidário marca o início das aulas na Faculdade São Leopoldo Mandic
Ação integrada com a matriz curricular dos novos alunos do curso de Odontologia arrecada alimentos e materiais de higiene que serão destinados à 4 instituições assistenciais de Campinas

Franca (SP): Faculdades incentivam alunos a trocarem trote por gincanas sociais
Unifran, Uni-Facef, Faculdade de Direito e a Unesp demonstram preocupação com trotes violentos e realizam campanhas para conscientizar os veteranos.

Presidente Prudente (SP): Volta às aulas contará com programação especial
A Toledo Presidente Prudente recepcionará seus cerca de 2 mil alunos dos cursos de graduação com uma programação diferenciada em prol do Trote Solidário Calouro Cidadão

Osasco (SP): Participe do Trote Solidário do UNIFIEO - Faça sua parte ajudando quem precisa
O UNIFIEO sugere aos alunos calouros e veteranos doações que serão entregues a entidades necessitadas da região.

Barretos (SP): Na Faculdade Barretos o Trote Solidário combate o Trote Estudantil
O trote estudantil está proibido em Barretos. A Lei 4.358, de 10 de junho de 2010, proíbe o trote estudantil e disciplina a recepção dos novos alunos nas instituições de ensino superior do município.

São Paulo (SP): Mackenzistas convocam Paralamas do Sucesso para a luta contra o trote violento
A Universidade Presbiteriana Mackenzie abrirá suas portas, em 7 de fevereiro, para os calouros com a terceira edição do “Trote Solidário”.

Sorocaba (SP): PUC prepara semana especial para calouros
Na agenda para os próximos dias há doação de sangue, café da manhã para pacientes do Hospital Regional, além de palestras educativas.

Santos (SP): Trote da Cidadania será promovido na terça
Tendo como lema ‘Motorista legal! Não dá dinheiro no sinal’, o Comad promove terça-feira (1°) a 6ª edição da Campanha Trote da Cidadania.

Vitória (ES): Alunos da Fabavi Doctum de Vitória afinam a ponta do lápis para a o Trote da Cidadania 2011
Aula inaugural apresentará as principais ações estratégicas do projeto “Sentinelas da Água: de olho no desperdício!”

Brasília (DF): UnB vai promover campanha contra trotes violentos
Em março, durante a abertura do ano letivo, a UnB distribuirá cartilhas aos estudantes e promoverá palestras para incentivar o trote solidário.

Brasília (DF): Trote de alunos da UnB é alvo de representação
Um trote de alunos da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) virou alvo de representação da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Sorocaba (SP): Trotes nos semáforos serão coibidos pela Urbes
Faixas foram instaladas nos cruzamentos de Sorocaba informando aos estudantes sobre a ilegalidade dos trotes nos semáforos.

Brasília (DF): Arquitetura da UnB vai acabar com o trote sujo
Em reunião com estudantes dos 1º e 2º semestres, Centro Acadêmico sugeriu receber novos estudantes com atividades que aproximem ao curso. Proposta é revitalizar algum espaço público

Atibaia (SP): D.A. 9 de Julho da FAAT realiza Trote Solidário 2011
Visando cada vez mais a integração da comunidade acadêmica e uma ação solidária e participativa, Diretório Acadêmico arrecadará donativos para os moradores atingidos pelas chuvas e enchentes.

São Carlos (SP): UFSCar inicia campanha para coibir o trote violento
Com o objetivo de coibir a prática do trote violento, a UFSCar lança a campanha "Trote violento. Tô fora!"

Santa Fé do Sul (SP): Funec promove trote solidário em prol das vítimas das enchentes no RJ
O ato pretende evitar outras formas de trote e também ajudar na formação do caráter social do aluno ingressante.

Aracaju (SE): Unit arrecada donativos para população atingida pela seca
De 24 de janeiro a 4 de fevereiro, a Universidade Tiradentes inicia as aulas realizando um trote solidário, que irá beneficiar a população atingida pela seca no sertão sergipano.

Brasília (DF): Debate sobre trotes dos calouros divide Conselho de Ensino da UnB
Como tratar o trote com os calouros no próximo semestre? Criar normas punitivas ou discutir outra forma de saudação aos novos alunos?

Rio Branco (AC): "Trote Solidário” vai mandar ajuda a vitimas no Rio de Janeiro
Um grupo de estudantes universitários de agronomia da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, decidiu mobilizar a população da cidade, para ajudar as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro.

Vitória (ES): Fabavi Doctum inscreve “Sentinelas da Água” no Trote da Cidadania 2011
O projeto “Sentinelas da Água: de olho no desperdício” da Empresa Júnior da Fabavi Doctum de Vitória representará a faculdade neste ano de 2011 no 12º prêmio nacional Trote da Cidadania.

Vitória (ES): A arte transforma a vida
Durante o "Trote Cidadão" no UVV, em 2010, fui o palestrante da noite de recepção aos calouros. O tema proposto por eles - "A arte como transformadora da vida" - me entusiasmou.

Rede de Livrarias Nobel apóia Prêmio Trote da Cidadania
Maior rede de Livrarias do Brasil e Fundação Educar DPaschoal se unem em prol de Trote Universitário Solidário

Vitória (ES): Responsabilidade social em trote solidário
Novos alunos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória serão recepcionados com o Trote Solidário

São Paulo (SP): Subprefeitura apoia Trote Solidário da Etec Perus
A Subprefeitura de Perus apoiará o 2º Trote Solidário promovido pela Etec Prof. Gildo Marçal Bezerra Brandão, indicando cinco entidades que receberão os donativos dos estudantes que ingressam na nova escola.

Brasília (DF): Trote Solidário mobiliza calouros em oficinas na cidade Estrutural
Ações incentivam novos alunos a assumirem compromissos sociais como alternativa aos trotes violentos.

Brasília (DF): Brincadeira que vira humilhação
Comum nas universidades, prática tem se tornado cada vez mais agressiva

Realização:
Apoio:
Apoio de Mobilização: