Para as universidades e escolas técnicas

Incentivar o trote solidário vale nota

O MEC deve incluir na metodologia de avaliação das instituições de ensino superior, e de seus cursos, quesitos que considerem a existência de medidas preventivas e repressivas para coibir a prática de trotes violentos, humilhantes ou abusivos. Há 15 anos, a Fundação Educar promove, por meio do projeto Trote da Cidadania, a troca de informações e experiências, para que políticas de incentivo aos trotes solidários sejam implementados nas Universidades. É fundamental que as universidades e ETECs de todo o Brasil também abracem esta causa.

Preparamos algumas dicas e sugestões

 

  • Release Prêmio Trote da Cidadania -  Divulgue o prêmio para sua rede ou utilize parte do conteúdo para divulgar seu projeto de trote montando um release específico sobre sua ação.

 

  • Modelo de cartaz - Quer divulgar sua ação mas não tem um cartaz? Faça uma cópia desse arquivo, personalize com suas informações, imprima e divulgue! Cartaz_1.doc   /  Cartaz_2.doc / Cartaz_2014

Um bom começo é compreender que o papel da instituição de ensino é reconhecer, estimular e engajar alunos e não fazer por eles! As iniciativas propostas pelos alunos provevelmente serão mais sustentáveis sem contar que assim, de fato, estarão fazendo parte da construção e promoção da consciência cidadã. Caso prefira liderar uma ação, não esqueça de ouví-los e construir uma iniciativa junto com os alunos.

Algumas ideias de mobilização:

* Não sabe por onde começar? Institucionalizar que o trote violento é proibido é um bom começo. Confira as Recomendações do Ministério Público Federal  para uma base legal que coibe a prática de trotes violentos. As regras por si só não fazem toda diferença. É preciso acompanhar e, em caso de ocorrência de trotes vexatórios, a punição dos envolvidos legitima a postura da instituição.

* Promova um prêmio que reconheça as melhores práticas de trote cidadão em sua universidade. Essa competição saudável, pode estimular a participação dos alunos. Ofereça prêmios que sejam interessantes para a turma. Pra isso, vale uma pesquisa com o público para entender o que acreditam ser um prêmio interessante e que se enquadre no orçamento da instituição. Ideias? Fotos da turma para terem na formatura? Uma contribuição para o diretório acadêmico? Um show musical? Uma atração cultural para os envolvidos? Enfim, os próprios alunos podem apontar uma demanda interessante.

Dedique-se a buscar outras oportunidades. Por exemplo: é possível pontuar alunos envolvidos em trotes solidários como sendo uma atividade extracurricular? Professores poderiam sugerir tais ações. A universidade , coordenadoria de extensão universitária (ou outro órgão) poderia ser um catalizador de possibilidades e ofertar aos veteranos ações que contariam pontos no currículo acadêmico.

* Oriente os alunos. Promova fóruns, debates, eventos de conscientização sobre cidadania e quem sabe, convide aqueles que já fazem trotes solidários para apresentar um pouco de sua experiência. Apontar alternativas para o trote para que ele seja saudável pode inspirar boas ações. Confira nosso banco de ideias e compartilhe com os alunos para ampliar suas referências de trote.

* Conheça nossa cartilha " Como montar um projeto de Trote da Cidadania" para promover ações saudáveis de recepção aos calouros. Nos envie um e-mail e lhe enviaremos o arquivo (em alta resolução) com espaço para inclusão de logotipo da instituição e página para informações institucionais. Assim, você pode incluir essas a sua marca,  imprir o material e passar adiante as informações.

* Reconheça os alunos. Aqueles que já praticam trote solidário merecem ser reconhecidos. Divulgue as iniciativas de sucesso nos canais de comunicação da universidade (jarnais, portal virtual, redes sociais, assessoria de imprensa) e redes que possuem acesso. Dessa forma, no ano seguinte se sentirão motivados a continuar e, mais que isso, a divulgação das iniciativas permite com que os grupos tenham maior facilidade em conseguir parcerias no ano seguinte. Matérias em jornais, reconhecimento da comunidade local - tudo isso dá credibilidade e potencializa futuras ações.

* Assuma essa postura também na divulgação de vestibulares. Promova imagens de trote solidário para futuros alunos e para a sociedade. Já pensou? Que quebra de paradigma bacana!

* Tem outras ideias e conhece boas práticas? Nos mantenha informados e conectados para que possamos divulgar aqui outras iniciativas que merecem ser multiplicadas.

Vamos juntos mobilizar universitários e alunos para o exercício da cidadania.

Qualquer dúvida, entrem em contato pelo Fale Conosco do site.

Contamos com o apoio de vocês,

Equipe da Fundação Educar

Realização:
Apoio:
Apoio de Mobilização: