Trote da Cidadania 2009

Conheça algumas boas práticas participantes na edição 2009 do Trote da cidadania:

 

Projeto: Calouro Cidadão – Tira o som do lixo

Coletivo Carioca de Design – Rio de Janeiro (RJ)

O projeto carioca tem como tema central o lixo, a fim de provocar questionamentos sobre o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente e sobre os impactos de suas ações, além de promover um novo olhar sobre o lixo, apresentando alternativas de reutilização. Foi realizada uma gincana de limpeza na praia, que coletou 120 quilos de lixo em 40 minutos. Ao final, foram distribuídas sacolas aos banhistas, junto com informações sobre a ação. Em seguida, houve uma oficina de ritmos, com o uso de instrumentos musicais feitos a partir do lixo coletado. A iniciativa mobilizou cursos de Design de 9 instituições de ensino cariocas. Os universitários usaram os blogs da área de design para a divulgação.

Contatos
Marina de Arruda Nicolaiewsky - marina.a.nicola@gmail.com
Claudio Almeida - claudiohalmeida@gmail.com


Projeto: Caminhando em busca do futuro Solidário

UNESP – Universidade Estadual Paulista – Assis (SP)


Os universitários elaboram um projeto com várias ações de integração no campus e de estímulo à cidadania. Entre elas, a campanha de coleta de amostra de sangue para o Banco Nacional de Medula Óssea, em parceria com o Hospital Regional de Assis. Para integrar os calouros e apresentar os bairros próximos ao campus da universidade, os alunos organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados às entidades filantrópicas do município.

Contato
Lindomar Fátima Costa da Silva Poletto - poletto@assis.unesp.br

 

Projeto: Colorindo Vidas

Universidade de Salvador – Feira de Santana (BA)

O projeto escolheu uma entidade que acolhe 200 crianças em situação de risco. A ação era trabalhar com as crianças, que, além de ganharem uma brinquedoteca, participaram de várias oficinas sobre meio ambiente e inclusão digital. A turma da terceira idade, também beneficiada pelo projeto, recebeu material informativo e
palestras. As ações estão relacionadas às metas de melhoria do milênio e os parceiros já se comprometeram a repeti-las em 2010.

Contato
Mickaelly Espirito Santo Santos - mickaelly_ess@hotmail.com

 

Projeto: Crianças, somos fissurados em vocês!

FAMA – Faculdade de Macapá (AP)

O curso de Odontologia da Faculdade de Macapá se uniu à Associação Amazônia para realizar o trote solidário. O objetivo foi identificar e encaminhar para tratamento as crianças portadoras de fissura labiopalatina, malformação congênita conhecida como lábio leporino. A equipe coletou dados para localização das crianças portadoras da doença, convidou dentistas e outros profissionais da saúde a oferecer tratamento voluntário, coletou doações de abridor de boca para cirurgia de correção, além
de arrecadar alimentos, roupas e material de higiene pessoal.

Contato
Gustavo Castro - gustavo.atm@hotmail.com

 

Projeto: Doutores da Alegria fazendo a festa contra a dengue

Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus (BA)

O projeto foi motivado principalmente em razão do alto índice de casos de dengue registrados na cidade. A equipe, formada por alunos do curso de Medicina, revelou grande capacidade de planejamento e de articulação de parcerias. O plano consistia em visitas a alas pediátricas e geriátricas de alguns hospitais selecionados e
também em distribuição de panfletos para a comunidade com informações sobre prevenção e combate à dengue.

Contato
Jabson dos Santos Ferreira - jabson.med@gmail.com

 

Projeto: Trote da Cidadania pelo consumo Consciente

Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP)

A destinação correta do lixo eletrônico foi a novidade do projeto elaborado pelos alunos da Unicamp. Assim, o trote deste ano trouxe inovações e reflexão sobre o descarte de materiais eletroeletrônicos e de informática. Outra novidade deste ano aconteceu no campus de Limeira, que experimentou o primeiro trote solidário. O projeto de coleta seletiva e minimização de resíduos, que já ganhou o primeiro lugar do Trote da Cidadania 2007, conseguiu envolver 37 cursos e beneficiou 10 bairros no entorno da universidade. A distribuição de canecas que ocorre anualmente foi tratada neste ano como um meio e não como um fim, ou seja, as canecas foram distribuídas, mas um conjunto de outras ações, que dão sentido a essa distribuição, foi desenvolvido de forma a torná-la sustentável.

Contatos
Aline Cristina Antoniazi Ordine - alinecaordine@gmail.com
André Caetano Prado - andre.caetano.prado@gmail.com

 

Projeto: Trote Social

Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – Ponta Grossa (PR)

Vinte e cinco casas em regiões carentes de Ponta Grossa foram reformadas pelos calouros do CESCAGE, durante dez dias do Trote Social. O projeto foi realizado em 2003 e retomado em 2009 para evitar o trote violento na recepção dos calouros. Foram beneficiados moradores das proximidades de dois campi da instituição de ensino. As reformas foram realizadas com materiais conseguidos por meio de parcerias, por exemplo, com lojas de material de construção, fábrica de tintas, empresas de jardinagem, fábrica de telhas e olarias.

Contato
Site: http://www.cescage.edu.br/new/?opcao=1054&flag=0

 

Projeto: Trote Solidário 10 anos

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (SP)

Criou-se uma comissão organizadora do Trote Solidário para que o projeto, existente há 10 anos, ganhasse maior força, adesão e aumentasse a abrangência geográfica e o número de pessoas beneficiadas. A grande motivação foi a percepção do grupo de que a própria comunidade acadêmica desconhecia a coleta seletiva de lixo realizada pela prefeitura de São Carlos. As ações consistiram em realização de palestras, arrecadação de donativos e visita à cooperativa de reciclagem.

Contato
Gil Silva Neto - gil_ep05@yahoo.com.br

 

Projeto: Trote URI Cidadã – Por um mundo Melhor

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Santo Ângelo (RS)

O primeiro passo dos estudantes da URI para a realização do trote cidadão foi escolher um bairro carente da cidade para ser “apadrinhado”. O objetivo foi incentivar a comunidade do bairro São Pedro a melhorar sua própria qualidade de vida. Eles realizaram oito dias de atividades que incluíram campanhas de conscientização ambiental e gincana para arrecadação de alimentos, livros e roupas, além de mobilização para doação de sangue ao hospital da cidade. Os estudantes conseguiram também construir uma casa nova de madeira para uma das moradoras do bairro.

Contato
Audrey Mendes do Nascimento - audreymendes@globomail.com

 

Projeto: Xô crise – Campanha educativa contra a crise financeira global 

Fabavi – Faculdade Batista de Vitória (ES)

Um dos diferenciais do projeto foi a elaboração de um site exclusivo para acompanhar as dicas de gestão de finanças pessoais. A página na internet tinha ainda um canal direto para denunciar trotes violentos. A escolha do tema “Xô crise!” envolveu 43 veteranos e 173 calouros da Fabavi – Faculdade Batista de Vitória (ES). Eles distribuíram panfletos com dicas de equilíbrio orçamentário para os consumidores. Os empresários também receberam indicações de como agir nesse momento.

Além disso, os universitários fizeram pesquisas com esses públicos para verificar o impacto da crise. A faculdade assinou ainda um termo de compromisso com a Fundação Educar DPaschoal, em que se comprometeu a proibir o trote violento na universidade e a divulgar, como alternativa, o Trote da Cidadania.

Contato
Paulo Cezar Ribeiro - pcfabavi@yahoo.com.br
 

Realização:
Apoio:
Apoio de Mobilização: