O que é?

A Fundação Educar DPaschoal, desde 1999, organiza o Trote da Cidadania cujo principal objetivo é estimular o envolvimento de  jovens universitários em ações cidadãs, como forma de despertá-los para o empreendedorismo e o protagonismo social. O trote solidário é uma ótima oportunidade para isso.

Acreditamos em uma macro-revolução através de micro-revoluções e este canal foi criado para conectar pessoas com aspirações parecidas, que acreditam que pequenas atitudes geram grandes mudanças. Nosso compromisso é alimentar essa plataforma virtual com os seguintes objetivos:

* Disseminar informação que quebrem paradigmas e transformem a recepção aos calouros em oportunidade de exercício cidadão.

* Aumentar visão crítica da sociedade em relação aos trotes.

* Estimular protagonismo e liderança universitária na promoção de ações saudáveis de recepção aos calouros e de exercício contínuo da cidadania durante a vida acadêmica.

* Oferecer um espaço colaborativa entre universidades, universitários, sociedade e poder público  para a promoção de boas práticas de recepção aos calouros.

* Disseminar orientações legais anti trote violento.

* Reconhecer e divulgar em canais de comunicação práticas positivas de recepção aos calouros

O trote universitário é uma oportunidade para engajar veteranos, alunos e sociedade e promover uma consciência coletiva de que somos todos responsáveis pelas transformações no país. Fazer uso da violência e humilhação nos trotes é um retrocesso para a sociedade que sonhamos. 

Nosso objetivo é promover e reconhecer as boas práticas de trote solidário que possam inspirar outros a multiplicar cidadania. Aqui você tem acesso a ferramentas de apoio ao planejamento e execução de iniciativas solidárias de recepção aos calouros.

Além disso, pode inscrever seu projeto online e receberá a monitoria da equipe da Fundação Educar que dará dicas e sugestões para que seu projeto tenham impactos cada vez mais positivos. Os projetos inscritos na íntegra em nosso portal e, sua realização comprovada por meio de fotos e/ou vídeos, receberão um certificado de participação emitido pela Fundação Educar DPaschoal. 

As melhores práticas serão publicadas em nosso portal alimentando assim nosso banco de ideias de forma colaborativa. Estas receberão, por seu destaque, uma certificação especial. 

Por acreditar que os universitários são atores fundamentais nas mudanças sociais é que a Fundação Educar DPaschoal incentiva práticas como o Trote da Cidadania. Desta forma, acredita contribuir para a formação de jovens mais engajados e profissionais conscientes de seu papel social.

Realização:
Apoio:
Apoio de Mobilização: